CJ Selecta lança Relatório de Sustentabilidade 2023
Conheça os destaques da nossa estratégia e progresso ESG. Apresentamos nesse documento o nosso desempenho social, ambiental e financeiro com o compromisso de comunicar de forma transparente o impacto das nossas atividades. O relatório foi elaborado seguindo os critérios GRI, uma metodologia internacionalmente reconhecida para elaboração de relatórios de sustentabilidade.
Para acessar os relatórios anteriores, clique no ano:
Boa leitura!
CJ Selecta garante financiamento verde com Banco J.P. Morgan devido as suas boas práticas ESG
A CJ Selecta conquista sua primeira operação “verde” (PPE) com a instituição financeira J.P. Morgan, líder global em serviços financeiros.
A transação com o J.P. Morgan apoiará e fortalecerá os esforços da CJ Selecta em áreas como sementes não transgênicas, originação de bioma não amazônico, produção de etanol de soja, redução da pegada de carbono e atingir a meta de 100% de rastreabilidade até 2025.
Isso significa que a transação avança nos ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável) da ONU associados à agricultura sustentável, energia acessível e limpa, trabalho decente e crescimento econômico, infraestrutura resiliente e conservação florestal.
Uma conquista a ser celebrada por todos da CJ Selecta.
Compromisso
Somos uma empresa comprometida com o desenvolvimento sustentável dos nossos negócios e de toda a nossa cadeia. Nossos produtos são produzidos com a mais alta tecnologia, com certificações que garantem segurança e alta produtividade sem agredir o meio ambiente!
Trabalhamos com os mais altos padrões de qualidade e rastreabilidade, sempre buscando fortalecer o relacionamento com produtores, clientes e fornecedores por meio de ações que reduzam nossos possíveis impactos negativos e potencializem nossos impactos positivos.
Políticas
A CJ Selecta entende que o desenvolvimento sustentável é a única forma de conduzir seus negócios e trabalha para criar impactos positivos no meio ambiente e na sociedade. Como empresa diretamente ligada a cadeia da soja, a CJ Selecta reconhece seu importante papel na transformação do mercado para garantir uma economia de baixo carbono, preservação dos recursos naturais, respeito aos direitos humanos e aos povos indígenas.
A CJ Selecta em conjunto com os fornecedores, busca reduzir continuamente os impactos sociais e ambientais negativos e criar impactos positivos em toda a cadeia de valor. Além da conformidade legal, a CJ Selecta se compromete a abordar 2 desafios-chave vitais para uma cadeia de valor da soja sustentável: desmatamento e as mudanças climáticas.
Para acessar a política de sustentabilidade:
Leia também a Política de relacionamento com fornecedores e prestadores de serviços:
Leia também nosso Código de Conduta:
Responsabilidade social
A CJ Selecta dá prioridade à mão de obra local. Em 2020, cerca de 70% das contratações foram locais. Priorizamos a contratação de profissionais da região onde atuamos.
Oferecemos apoio à recolocação de pessoas por meio do Núcleo de Relações Humanas de Araguari. Foram recolocadas pessoas em mais de 30 empresas da região.
Atendemos às necessidades da comunidade, promovendo a campanha ativa de conscientização e solidariedade.
Garantia das operações durante a Pandemia COVID-19: as operações continuaram ativas, garantindo a oferta de produtos para as indústrias de alimentação humana e animal. Garantimos também, a segurança e saúde dos colaboradores.
CRIAR VALOR COMPARTILHADO: DAR OPORTUNIDADE DE GERAR VALOR ECONÔMICO POR MEIO DA GERAÇÃO DE VALOR SOCIAL
A CJ Selecta, junto a Prefeitura Muncipal de Araguari e a Ascamara, farão a coleta seletiva dos resíduos nas propriedades de produtores rurais parceiros, prestando o suporte para que o produtor faça o retorno das embalagens de fertilizantes de forma correta, além de outros recicláveis.
Soja Certificada
Todos os produtos Não-OGM produzidos pela CJ Selecta possuem certificação da soja, concedida pela Fundação ProTerra, reconhecida mundialmente – uma organização sem fins lucrativos. Os esforços da CJ Selecta na geração de condições adequadas na cadeia de suprimentos de grão de soja Não-OGM incluem auditorias regulares em nossos fornecedores de soja a fim de garantir que os agricultores estejam aplicando práticas em linha com as exigências do programa. A CJ Selecta também é membro da RTRS – Mesa Redonda sobre Soja Responsável, participando ativamente da agenda mundial para a produção sustentável de soja.
Conheça a cartilha de práticas socioambientais para produtos de soja da
CJ Selecta aqui
ProTerra
Além da certificação Não-OGM, a certificação ProTerra garante transparência, responsabilidade socioambiental e rastreabilidade em toda a cadeia de fornecimento de soja aplicáveis aos produtos da CJ Selecta.
Não-OGM
Selo ProTerra para produtos Não-OGM (não-transgênica). Ratifica que a CJ Selecta está em conformidade com os regulamentos europeus para a alimentação humana e animal. A companhia possui esse selo desde 2016.
Princípios Éticos
A CJ Selecta é afiliada ao Sedex Global, reforçando o comprometimento da companhia pela busca de melhorias na prática de negócios responsáveis e éticos das cadeias de suprimento globais, em conformidade com as diretrizes do SMETA – Sedex Members Ethical Trade Audit.
Desde 2015 realizamos a Auditoria de Comércio Ético dos Membros da Sedex (SMETA), que abrange todos os aspectos da prática comercial responsável, cobrindo quatro pilares: Trabalho, Saúde e Segurança, Meio Ambiente e Ética nos Negócios.
SOMOS UM DOS PRINCIPAIS PROCESSADORES DE SOJA NO PAÍS!
PARTICIPAÇÃO EM ASSOCIAÇÕES
Entendemos que nosso papel como um dos principais processadores de soja no país também envolve a contínua discussão por melhorias em toda a cadeia produtiva da soja. Para isso, temos uma participação ativa em diversas associações e grupos que promovem o desenvolvimento do mercado com uma visão sustentável e ambientalmente responsável.
Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC)
Entendemos que nosso papel como um dos principais processadores de soja no país também envolve a contínua discussão por melhorias em toda a cadeia produtiva da soja. Para isso, temos uma participação ativa em diversas associações e grupos que promovem o desenvolvimento do mercado com uma visão sustentável e ambientalmente responsável.
Mesa Redonda sobre Soja Responsável (RTRS)
Somos membros ativos da Fundação RTRS, organização que promove a produção, o processamento e a comercialização responsável da soja mundial mente. Por meio dela, participamos de discussões globais sobre uma produção ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável. www.responsiblesoy.org
Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove)
Representa 13 empresas produtoras de farelo, óleos vegetais e biodiesel, coopera na execução das políticas do setor, promove programas de sustentabilidade e gera estatísticas utilizadas em estudos setoriais. www.abiove.org.br
Aplicativo Soy Trace: CJ Selecta inova ao lançar aplicativo de rastreabilidade de soja
O APP soy trace é uma solução exclusiva e segura por aplicativo para clientes CJ Selecta, oferecendo acesso prático aos documentos com informações sobre rastreabilidade dos produtos não transgênicos exportados, desde a origem até as expedições. O aplicativo será uma interface para essas informações, destacando sobre a origem da soja por estado, município e biomas. com informações mais detalhadas e interface moderna.
Resumidamente, isso atualizaria a maneira como o CJ Selecta lida com relatórios comuns aos clientes em termos de rastreabilidade, facilitando o acesso a informações mais profundas/úteis.
Diálogo para a sustentabilidade
Com o objetivo de melhorar a rastreabilidade da soja, a transparência na cadeia de valor, assim como o processamento e uso responsável da soja do Brasil, desde 2019 participamos do desenvolvimento de uma iniciativa que envolve empresas processadoras de soja, organizações ambientais, produtores de ração para aquacultura e a Fundação ProTerra. O projeto, hoje conhecido como “Diálogo para Melhoria da Soja na Aquacultura, busca desenvolver e implantar um código de conduta para o fornecedor, garantindo que os agricultores de soja implantem condições seguras e respeitosas de trabalho, um cultivo da soja responsável e ecológico e a realização de um estudo para identificar com mais precisão a pegada de carbono para a do concentrado proteico de soja.
Pegada de carbono
Com o processo de agravamento das mudanças climáticas, é importante entender quais são os nossos impactos relacionados à emissão de carbono de nossas operações para que seja possível desenvolver projetos com foco em sua mitigação. Dessa forma, em 2019 realizamos um estudo inovador para calcular a pegada de Carbono do produto Concentrado Proteico de Soja Não-Transgênico (SPC Não-OGM) produzido no Brasil e exportado para a Noruega (utilizado na alimentação do salmão de cativeiro).
O estudo considera apenas a emissão de gases de efeito estufa expressa em KgCO2 equivalente e considerou todas as fases do “Berço ao Porto”, ou seja, desde a produção e utilização de insumos agrícolas para a produção de soja até a entrega do produto acabado no Porto de Bracke, na Alemanha.
Divido em três fases – Etapa Agrícola, Processamento Industrial e Armazenamento e Distribuição -, o projeto considerou toda a soja produzida nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, assim como o SPC produzido em Araguari e transportado para a Europa entre os meses de março de 2018 e março de 2019 (ano/safra).
O que foi considerado em cada etapa
Agrícola
- Produtividade
- Utilização de fertilizantes (Nitrogênio, Potássio, Fósforo, etc.)
- Utilização de defensivos agrícolas (fungicidas, herbicidas e inseticidas)
- Utilização de corretivos (calcário dolomítico, calcário calcítico e gesso)
- Utilização de combustíveis
- Logística rodoviária
Industrial
- Rendimento de SPC
- Entrada de insumos
- Entrada energética
Logística
- Trecho ferroviário (Araguari – Porto de Santos)
- Trecho Marítimo (Porto de Santos – Porto de Bracke)
Gestão e monitoramento geoespacial de fornecedores de soja
A CJ Selecta utiliza de um sistema de monitoramento via satélite da cadeia da soja. Sistematicamente são realizadas consultas e análises constantes acerca das irregularidades socioambientais das propriedades e produtores rurais fornecedores da CJ Selecta.
Isso garante que os fornecedores estejam em concordância com a politica de fornecedores da CJ Selecta.
Projeto Monitor SAP x Agrosatélite
Reforça as boas práticas do ESG para as áreas de originação.
Visando assegurar a responsabilidade da Cj selecta em relação aos critérios socioambientais para compras de soja, estamos realizando uma melhoria no monitoramento via satélite de compras de soja.
O projeto SAP x Agrosatélite consiste no bloqueio sistêmico de fornecedores de soja que não estejam em conformidade com a política de sustentabilidade da CJ Selecta. Todas as compras de soja estarão disponíveis para análise do departamento ESG. O projeto foi desenvolvido em conjunto com os times de sistemas e soluções, administrativo comercial, originação e ESG.A solução já está implementada e em uso pelos colaboradores.
MEDALHA DE PRATA É CONQUISTADA PELA CJ SELECTA PELA SUA
PERFOMANCE SOCIOAMBIENTAL
EcoVadis é uma plataforma colaborativa baseada em nuvem e reconhecida internacionalmente que permite que as empresas avaliem seu desempenho social, ambiental e ético. As classificações da EcoVadis fornecem referências globais, e feedback para orientar as melhorias. Ecovadis é usado por mais de 100.000 empresas e sua metodologia está alinhada a padrões globais como o Pacto Global das Nações Unidas
A CJ Selecta preencheu o questionário e juntamente com as evidências anexadas atingiu score 67 obtendo a medalha de prata. Um significativo resultado, estando acima da média das empresas participantes e digno de ser compartilhado com seus parceiros comerciais. Esta medalha representa o contínuo esforço da CJ em aprimorar seu desempenho social, ambiental e ético.