Sustentabilidade

CJ Selecta lança Relatório de Sustentabilidade 2022

A CJ Selecta tem se dedicado à melhoria das ações sustentáveis ​​e em demonstrar seu compromisso com uma postura responsável nas questões ESG em seus negócios. Com satisfação lançamos nosso Relatório de Sustentabilidade 2022.

Clique aqui para ler

Para acessar os relatórios anteriores, clique no ano:

2019
2020
2021
2022

Boa leitura!

CJ Selecta garante financiamento verde com Banco J.P. Morgan devido as suas boas práticas ESG

A CJ Selecta conquista sua primeira operação “verde” (PPE) com a instituição financeira J.P. Morgan, líder global em serviços financeiros.

A transação com o J.P. Morgan apoiará e fortalecerá os esforços da CJ Selecta em áreas como sementes não transgênicas, originação de bioma não amazônico, produção de etanol de soja, redução da pegada de carbono e atingir a meta de 100% de rastreabilidade até 2025.

Isso significa que a transação avança nos ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável) da ONU associados à agricultura sustentável, energia acessível e limpa, trabalho decente e crescimento econômico, infraestrutura resiliente e conservação florestal.

JP Morgan Development Impact Assessment

Na foto, Vinicius Melo (Financeiro), Patricia Sugui (ESG) e Fernando Silveira (Financeiro)

Uma conquista a ser celebrada por todos da CJ Selecta.

Compromisso

Somos uma empresa comprometida com o desenvolvimento sustentável dos nossos negócios e de toda a nossa cadeia. Nossos produtos são produzidos com a mais alta tecnologia, com certificações que garantem segurança e alta produtividade sem agredir o meio ambiente!

Trabalhamos com os mais altos padrões de qualidade e rastreabilidade, sempre buscando fortalecer o relacionamento com produtores, clientes e fornecedores por meio de ações que reduzam nossos possíveis impactos negativos e potencializem nossos impactos positivos.

Políticas

A CJ Selecta entende que o desenvolvimento sustentável é a única forma de conduzir seus negócios e trabalha para criar impactos positivos no meio ambiente e na sociedade. Como empresa diretamente ligada a cadeia da soja, a CJ Selecta reconhece seu importante papel na transformação do mercado para garantir uma economia de baixo carbono, preservação dos recursos naturais, respeito aos direitos humanos e aos povos indígenas.

A CJ Selecta em conjunto com os fornecedores, busca reduzir continuamente os impactos sociais e ambientais negativos e criar impactos positivos em toda a cadeia de valor. Além da conformidade legal, a CJ Selecta se compromete a abordar 2 desafios-chave vitais para uma cadeia de valor da soja sustentável: desmatamento e as mudanças climáticas.

Para acessar a política de sustentabilidade:

CLIQUE AQUI

Leia também a Política de relacionamento com fornecedores e prestadores de serviços:

SAIBA MAIS

Leia também nosso Código de Conduta:

SAIBA MAIS

Responsabilidade social

A CJ Selecta dá prioridade à mão de obra local. Em 2020, cerca de 70% das contratações foram locais. Priorizamos a contratação de profissionais da região onde atuamos.

Oferecemos apoio à recolocação de pessoas por meio do Núcleo de Relações Humanas de Araguari. Foram recolocadas pessoas em mais de 30 empresas da região.

Atendemos às necessidades da comunidade, promovendo a campanha ativa de conscientização e solidariedade.

Garantia das operações durante a Pandemia COVID-19: as operações continuaram ativas, garantindo a oferta de produtos para as indústrias de alimentação humana e animal. Garantimos também, a segurança e saúde dos colaboradores.

CRIAR VALOR COMPARTILHADO: DAR OPORTUNIDADE DE GERAR VALOR ECONÔMICO POR MEIO DA GERAÇÃO DE VALOR SOCIAL

A CJ Selecta, junto a Prefeitura Muncipal de Araguari e a Ascamara, farão a coleta seletiva dos resíduos nas propriedades de produtores rurais parceiros, prestando o suporte para que o produtor faça o retorno das embalagens de fertilizantes de forma correta, além de outros recicláveis.

Soja Certificada

Todos os produtos Não-OGM produzidos pela CJ Selecta possuem certificação da soja, concedida pela Fundação ProTerra, reconhecida mundialmente – uma organização sem fins lucrativos. Os esforços da CJ Selecta na geração de condições adequadas na cadeia de suprimentos de grão de soja Não-OGM incluem auditorias regulares em nossos fornecedores de soja a fim de garantir que os agricultores estejam aplicando práticas em linha com as exigências do programa. A CJ Selecta também é membro da RTRS – Mesa Redonda sobre Soja Responsável, participando ativamente da agenda mundial para a produção sustentável de soja.

ProTerra

Além da certificação Não-OGM, a certificação ProTerra garante transparência, responsabilidade socioambiental e rastreabilidade em toda a cadeia de fornecimento de soja aplicáveis aos produtos da CJ Selecta.

Não-OGM

Selo ProTerra para produtos Não-OGM (não-transgênica). Ratifica que a CJ Selecta está em conformidade com os regulamentos europeus para a alimentação humana e animal. A companhia possui esse selo desde 2016.

Princípios Éticos

A CJ Selecta é afiliada ao Sedex Global, reforçando o comprometimento da companhia pela busca de melhorias na prática de negócios responsáveis e éticos das cadeias de suprimento globais, em conformidade com as diretrizes do SMETA – Sedex Members Ethical Trade Audit.

Desde 2015 realizamos a Auditoria de Comércio Ético dos Membros da Sedex (SMETA), que abrange todos os aspectos da prática comercial responsável, cobrindo quatro pilares: Trabalho, Saúde e Segurança, Meio Ambiente e Ética nos Negócios.

SOMOS UM DOS PRINCIPAIS PROCESSADORES DE SOJA NO PAÍS!

PARTICIPAÇÃO EM ASSOCIAÇÕES

Entendemos que nosso papel como um dos principais processadores de soja no país também envolve a contínua discussão por melhorias em toda a cadeia produtiva da soja. Para isso, temos uma participação ativa em diversas associações e grupos que promovem o desenvolvimento do mercado com uma visão sustentável e ambientalmente responsável.

Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC)

Entendemos que nosso papel como um dos principais processadores de soja no país também envolve a contínua discussão por melhorias em toda a cadeia produtiva da soja. Para isso, temos uma participação ativa em diversas associações e grupos que promovem o desenvolvimento do mercado com uma visão sustentável e ambientalmente responsável.

Mesa Redonda sobre Soja Responsável (RTRS)

Somos membros ativos da Fundação RTRS, organização que promove a produção, o processamento e a comercialização responsável da soja mundial mente. Por meio dela, participamos de discussões globais sobre uma produção ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável. www.responsiblesoy.org

Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove)

Representa 13 empresas produtoras de farelo, óleos vegetais e biodiesel, coopera na execução das políticas do setor, promove programas de sustentabilidade e gera estatísticas utilizadas em estudos setoriais. www.abiove.org.br

Aplicativo Soy Trace: CJ Selecta inova ao lançar aplicativo de rastreabilidade de soja

O APP soy trace é uma solução exclusiva e segura por aplicativo para clientes CJ Selecta, oferecendo acesso prático aos documentos com informações sobre rastreabilidade dos produtos não transgênicos exportados, desde a origem até as expedições. O aplicativo será uma interface para essas informações, destacando sobre a origem da soja por estado, município e biomas. com informações mais detalhadas e interface moderna.

Resumidamente, isso atualizaria a maneira como o CJ Selecta lida com relatórios comuns aos clientes em termos de rastreabilidade, facilitando o acesso a informações mais profundas/úteis.

Diálogo para a sustentabilidade

Com o objetivo de melhorar a rastreabilidade da soja, a transparência na cadeia de valor, assim como o processamento e uso responsável da soja do Brasil, desde 2019 participamos do desenvolvimento de uma iniciativa que envolve empresas processadoras de soja, organizações ambientais, produtores de ração para aquacultura e a Fundação ProTerra. O projeto, hoje conhecido como “Diálogo para Melhoria da Soja na Aquacultura, busca desenvolver e implantar um código de conduta para o fornecedor, garantindo que os agricultores de soja implantem condições seguras e respeitosas de trabalho, um cultivo da soja responsável e ecológico e a realização de um estudo para identificar com mais precisão a pegada de carbono para a do concentrado proteico de soja.

Pegada de carbono

Com o processo de agravamento das mudanças climáticas, é importante entender quais são os nossos impactos relacionados à emissão de carbono de nossas operações para que seja possível desenvolver projetos com foco em sua mitigação. Dessa forma, em 2019 realizamos um estudo inovador para calcular a pegada de Carbono do produto Concentrado Proteico de Soja Não-Transgênico (SPC Não-OGM) produzido no Brasil e exportado para a Noruega (utilizado na alimentação do salmão de cativeiro).

O estudo considera apenas a emissão de gases de efeito estufa expressa em KgCO2 equivalente e considerou todas as fases do “Berço ao Porto”, ou seja, desde a produção e utilização de insumos agrícolas para a produção de soja até a entrega do produto acabado no Porto de Bracke, na Alemanha.

Divido em três fases – Etapa Agrícola, Processamento Industrial e Armazenamento e Distribuição -, o projeto considerou toda a soja produzida nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, assim como o SPC produzido em Araguari e transportado para a Europa entre os meses de março de 2018 e março de 2019 (ano/safra).

Saiba mais!

O que foi considerado em cada etapa

Agrícola

  • Produtividade
  • Utilização de fertilizantes (Nitrogênio, Potássio, Fósforo, etc.)
  • Utilização de defensivos agrícolas (fungicidas, herbicidas e inseticidas)
  • Utilização de corretivos (calcário dolomítico, calcário calcítico e gesso)
  • Utilização de combustíveis
  • Logística rodoviária

Industrial

  • Rendimento de SPC
  • Entrada de insumos
  • Entrada energética

Logística

  • Trecho ferroviário (Araguari – Porto de Santos)
  • Trecho Marítimo (Porto de Santos – Porto de Bracke)

Gestão e monitoramento geoespacial de fornecedores de soja

A CJ Selecta utiliza de um sistema de  monitoramento via satélite da cadeia da soja. Sistematicamente são realizadas consultas e análises constantes acerca das irregularidades socioambientais das propriedades e produtores rurais fornecedores da CJ Selecta.

Isso garante que os fornecedores estejam em concordância com a politica de fornecedores da CJ Selecta.

Projeto Monitor SAP x Agrosatélite

Reforça as boas práticas do ESG para as áreas de originação.

Visando assegurar a responsabilidade da Cj selecta em relação aos critérios socioambientais para compras de soja, estamos realizando uma melhoria no monitoramento via satélite de compras de soja.

O projeto SAP x Agrosatélite consiste no bloqueio sistêmico de fornecedores de soja que não estejam em conformidade com a política de sustentabilidade da CJ Selecta. Todas as compras de soja estarão disponíveis para análise do departamento ESG. O projeto foi desenvolvido em conjunto com os times de sistemas e soluções, administrativo comercial, originação e ESG.A solução já está implementada e em uso pelos colaboradores.

MEDALHA DE BRONZE É CONQUISTADA PELA CJ SELECTA PELA SUA PERFOMANCE SOCIOAMBIENTAL

EcoVadis é uma plataforma colaborativa baseada em nuvem e reconhecida internacionalmente que permite que as empresas avaliem seu desempenho social, ambiental e ético. As classificações da EcoVadis fornecem referências globais, e feedback para orientar as melhorias. Ecovadis é usado por mais de 100.000 empresas e sua metodologia está alinhada a padrões globais como o Pacto Global das Nações Unidas

A CJ Selecta preencheu o questionário e juntamente com as evidências anexadas, atingiu o score 48, obtendo a medalha de bronze. Um significativo resultado, estando acima da média das empresas participantes e digno de ser compartilhado com seus parceiros comerciais. Esta medalha representa o contínuo esforço da CJ em aprimorar seu desempenho social, ambiental e ético.